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março 21, 2016

CANTORES & PRODUTOS

A grande maioria dos trabalhos do país são completamente independentes, o cantor vai até um estúdio e lá faz o seu CD. Esses cantores, são muitas vezes pequenos e não chegam a vender  mil cópias dos trabalhos que executam. Fazem por paixão, por amor ao trabalho, a arte.

Também, é bom ressaltar que grande parte deste cantores não compõe, gravam músicas de terceiros, isso é muito bom pois, desta forma os autores vão ganhando seu espaço, nem sempre financeiro. mas, contudo, o seu nome vai entrado nos encartes dos produtos que entram no mercado, e isso de certa forma espalhando os seu nome.

O grande problema, é que muitos deles tem muitas canções gravadas e não tem o controle dos produtos, digo dos CDs, DVDs e é muito prudente ter em seu arquivo profissional um exemplar de cada lançamento. 

Como seria isso: Cada vez que um CD sair do forno, um seria para o autor e também para cada profissional que participou  da elaboração do projeto. Sendo assim, os profissionais não teriam dificuldades de fazerem os cadastros de seus trabalhos nas associações de direito autoral que são vinculadas ao ECAD,  já que os mesmos exigem o encarte destes trabalhos.

Gente, seria legal que todos contribuírem para esta organização profissional, aprendam de uma vez por todas que um CD é um documento de um trabalho executado. Portanto, deve ser arquivado, guardado para eventual necessidade de cada cantor, autor, músico, produtor, estúdio, gravadora etc. 

Bem, este texto foi escrito a pedido de vários autores que tem dificuldades de conseguir com seus cantores os CDs onde constam suas obras. Vamos lá gente, compreensão é bom em todas os campos da vida, do trabalho. 

Posso lhe ajudar?

Gil 

março 08, 2016

PRODUÇÃO MUSICAL INDEPENDENTE

É muito comum hoje, vermos trabalhos circulando no mercado sem o selo de uma gravadora, mais que normal e pela legislação perfeitamente legal.

Acredito que os que não acordarem para esta realidade estarão perdendo o seu precioso tempo em não investir num trabalho tão palpável.
Não existe diferença entre os demais desde que haja qualidade no produto. A qualidade, a divulgação é que dará a visibilidade de qualquer negócio e entre eles está o a produção fonográfica, não é diferente de nenhum outro objetivo, outro serviço.

A incansável batalha na mostragem deste produto (CD) é que se alcança o alvo. Não conheço testemunho de nenhum artista que chegou no auge sem trabalho e bota trabalho nisso.

Os resultados só poderá perceber colocando o seu trabalho no mercado, você precisa batalhar para isso, lutar para que suas obras tornem-se valorizadas. Sabemos das dificuldades, das portas fechadas mas, o autor vive esta guerra, guerra dolorosa mais do bem. Pois, o prazer de ver seu CD prontinho é muito legal. Passe a ver com esses olhos, com este carinho por suas obras, correr sem parar em busca do seu alvo, do seu sucesso profissional.

Outra coisa, as grandes empresas ( gravadoras ) não pegam artistas que não tenham um mercado sólido e isso só se consegue com batalhas, se não for o produto independente como vai vai um dia obter respeito entre os grandes selos. Complicado, é preciso entender isso definitivamente e correr, o tempo urge.

Falando com objetividade: 
Temos milhões de autores por todo país, não sabemos dimensionar pois não existe uma estatística dos mesmos. Só sabemos que são muitos pois para onde nos viramos lá estão eles, em todas as partes...

Vamos lá, perseguir os desejos da poesia, da alma, dos acordes, da melodia...
Sabemos que não é fácil mas, parar é a solução?
Você vai fazer o que com suas canções? coloca-las em baixo colchão? 
Vale a pena?
O quero dizer para todos é o de sempre, não desista!!! Tempo é ouro...

POSSO te ajudar?

Gil    

fevereiro 02, 2016

UM FATO

COMO POSSO TE AJUDAR?
Certo autor, me falando que tem medo de um certo cantor...Até ri da situação pois, o moço está realmente  temeroso.
Não seria o cantor, a gravadora, os produtores que devem temer o autor ???
Sem o autor ele teria o que para gravar....Não seria o autor o produto de seu trabalho ???
Na verdade, o que deve existir é respeito entre as partes...MUITO respeito...

HÔooooo cantor, se toca, respeita o autor...


No Brasil, existe este impasse, é impressionante a capacidade de muitos profissionais só por estarem na mídia, numa situação melhor que os demais em constranger o menor, o autor,  a lhe ser fiel fornecendo suas obras por muito pouco, esquecendo e não cumprindo o que reza a legislação que os protege.

O autor neste mercado é o profissional que mais sofre, uma remuneração insignificante, já começa a despontar alguns pelo país mas mesmo assim, eles encabeçam um lista muito pequena diante dos milhões  de profissionais que tem o país.

Nossa, quando vamos um dia dá o devido apoio a quem de fato é fundamento deste produto. Sei não, o que que sei é que não devemos desistir.

Não sei como desligar a arte, alguém sabe se existe um botão...Como desligar um autor...
Pessoa que escreve ondas sonoras que nossos ouvidos almejam por mero deleite, encantando nossas almas...

Por isso,  insisto cada dia na valorização deste profissional, seja ele um formado de universidade ou o leigo cantador de viola das ruas do país, o que fazer até agora, só dizer simples palavras de estímulo, pois elevar diante do nosso quadro de trabalho ainda é apenas sonho...

Alei de direito autoral é boa e igual para todos, vamos lá continuar compondo e sonhando com o amanhã bem mais colorido  de respeito e remuneração adequada para todos que vivem da música.

UM sonho!
Gil

novembro 21, 2015

MERCADO FONOGRÁFICO

Vou começar repetindo o que tenho dito há anos.
O que seria de gravadoras, cantores, produtores e músicos em geral e não fosse os autores? o que seria do mercado fonográfico...

Há aqueles que cantam e compõe e muitas vezes também colocam em seus trabalhos composições de outros. Isso é perfeitamente normal e belo...

Mas existem os que só interpretam e dependem da turma brasileira que são milhões e isso é muito bom. Tem produto, obra demais no mercado para escolher, maravilhoso por demais.
Escolhendo, muitos cometem certos desatinos ligam para o autor, encomendam a obra e depois não dão o menor retorno, não tem respeito pelo trabalho do artista que ele próprio depende.

Outro liga e diz ao autor, não passe esta música adiante pois está selecionada para meu trabalho e a pessoa guarda em respeito e depois a obra não entra no trabalho - o que é isso : falta de respeito - enquanto isso a música ficou parada por causa de um sem tino, sem consideração pelo próximo, pelo profissional. 

Isso tem acontecido demais, é uma das reclamações mais constantes dos autores no país. Isso de norte a sul de leste a oeste.

Sabemos que hoje os cantores recebem milhares de canções de todo país porém ao ligar acende no autor o desejo de entrar no trabalho, não engana, seja honesto, não fica ligando para enganar. Caso aconteça algo e resolva trocar a obra - liga em respeito ao profissional. Seja pelo menos educado.

Resolvi desabafar porque só este mês, ouvi quatro autores falando sobre isso, meio revoltados com cantoras e gravadoras que tem este hábito. É claro que o autor precisa de você mas, sem ele você não faz disco. Se toca...

RESPEITA o autor, ele é o produto, a matéria,  de todos os trabalhos que você coloca no mercado. SEM ele o que seria de você, de sua empresa? Pense nisso...

Gil 


novembro 03, 2015

REGISTRO DE MÚSICA - gratuito para fins de direito autoral

FATO importante a lhes dizer:  estão surgindo registros de formas das mais diversas no mercado, isso com o intuíto de ganhar dinheiro de forma mais rápida, pois eles são pagos.

REPETINDO: a legislação reza que o autor não é obrigado a registrar sua obra porém, oferece duas opções: a Biblioteca Nacional,  ou a Edição Musical. Isso é a lei.

Agora perceba: Qualquer documento que prove que a obra é sua, tem valor jurídico. É partindo deste princípio que existem tais negócios.
Estes registros em sua maioria são virtuais (online) e lhes dão certificado mediante pagamento estabelecido e executado o que encarece mais e mais o que a lei já lhes dá por direito de ter por um valor mínimo e muitas vezes com defesa, assessoria, como é o caso da edição.

ATENÇÃO: Não seria mais prudente fazer o correto? PENSE nisso...
As justificativas são principalmente o mundo virtual, pois através dele a obra se espalha e o autor corre o risco de ter sua obra no nome de outros. Esse é um risco que nunca jamais deixará d existir, cabe ao profissional, se prevenir de forma correta e depois publicar sua arte. Uma vez publicada a data da mesma já vale como testemunho, não eximindo o autor de despesas e problemas judiciais caso apareçam expertos no mercado.

Esses tipos de registros também não inibem os plagiadores de agirem e também não os defendem caso precise, eles apenas servem de provas. Você será o único responsável pela defesa de sua obra, constituindo seus advogados em caso de processo. É mero engano achar que tal empresa lhe defenderá nestes casos sem lhe cobrar por isso.

Procure defender, proteger suas obras de forma correta, de acordo coma legislação de direito autoral que lhe dá cobertura universal, no Brasil e fora dele, através das convenções e tratados onde o Ecad é seu maior defensor.

Outra coisa, não se registra o direito autoral, se registra ou  se cadastra a obra, o objeto de arte, a poesia, a letra passível deste direito.
Isso pode ser feito com o áudio, letra, partitura e demais formas que a obra (música) tenha sido elaborada.
O direito autoral da música, da composição é gerado a partir da execução da mesma, são os valores arrecadados pelo EACD  no mercado pela utilização de suas obras.

O nosso registro é gratuito.

Aqui o titular é você, dentro do que  reza a legislação. Você tem direito.
COMO POSSO TE AJUDAR?
Gil

setembro 16, 2015

Gravadoras I Estúdios I Músicos I Cantores I Compositores e demais ...

Conheça nosso acervo musical, de todas as regiões do país, seu Cd, DVD, seu trabalho, com canções surpreendentes...É só solicitar...

Faça seu registro  de música  para fins de direito autoral,

Associação de Direito Autoral vinculada ao ECAD - carteira do compositor - GRATUITOS

Legalize suas canções para trabalhar com mais segurança...

Editora para registrar sua músicas, profissionais qualificados e bons advogados...

Música é aqui, fala com a gente!!!

Gil

Gil Assessoria Musical 

agosto 11, 2015

ECAD - Associação de Direito Autoral, Edição Musical, ISRC e mais...

Temos muito trabalho pela frente, precisamos concluir o cadastro de muitos autores, cantores, produtores ... Etc.

Muitos que já receberam os formulários ainda não nos enviaram a documentação, estamos aguardando...
Não deixem para depois, quando perderem o controle de suas obras (composições) Muitos fazem isso...

Nosso objetivo, é atender aqueles que não tem acesso, informação do que é necessário para documentação, atingindo o máximo de autores espalhados pelo país. Pois, todos sabemos que  mais de 90% dos autores brasileiros são completamente leigos nesta área, não conhecem o proceder para um dia receber seus direitos  quando suas obras forem executadas.

Compartilhem, indiquem caso conheçam pessoas que vivem da música, isso pode ser em qualquer recanto do Brasil. Abençoa, ajuda seu próximo...

Não é fácil viver de música aqui, é complicado, mas está na alma do ser...Fazer o que...

Aguardando sua documentação...

Gil



Se você acredita neste trabalho, envie seu suporte, seu apoio. - Nesta vakinha http://vaka.me/598992

junho 23, 2015

TERRA Nosso JARDIM...

Plante uma árvore!! faça sua parte...Já imaginou se os mais de sete bilhões de habitantes do planeta plantar-se uma ...  O universo seria outro... Pense nisso!!!

ACRESCENTANDO:  Vejo artistas, músicos, cantores como grandes formadores de opinião...
Se em cima dos palcos da terra, pararem por um minuto e induzirem, incentivarem as pessoas a plantarem uma árvore...
GENTE...
A terra vai ficar linda...
Esperar por acordos dos governos, que só fazem quando lhes é conveniente, é complicado e demorado...

Aproveite o tema e faça uma canção...Música cabe em tudo...A vida é música...
Gil 

maio 22, 2015

Crédito Retido do ECAD

De forma mais simples, objetiva...O crédito retido do ECAD são valores que são arrecadados dos usuários (rádio,TV,eventos, etc) de obras (músicas,composições) e ficam pendentes de identificação. 

Os motivos são os mais diversos:

I- Muitas vezes porque os autores, artistas, não cadastram suas obras na associação de direito autoral, a obra vai tocando o Ecad vai trabalhando, arrecadando e desta forma é gera  a retenção.

II- Outro fator é o usuário não registrar corretamente o título da obra. 
Ex. confundem, misturam com a primeira palavra do refrão, da estrofe o título que o autor  deu aquela música, sendo  assim a obra até vai ganhando outros nomes no mercado, dados pelo povo e até pelos consumidores que não prestam atenção ao título que está nos encartes do Cds.

III-  É muito comum, os interpretes mudarem o nome da música e isso também gera retidos. É sempre preciso cadastrar os encartes logo que é produzido um novo trabalho. 

IV- Os motivos são vários. Em todos os casos é preciso a comprovação de que a obra pertence ao determinado autor para que se venha a repassar, pagar esses  direitos retidos. 
Isso deve ser feito sem preguiça junto com a associação de direito autoral. Não adianta sair culpando o ECAD pois ele não adivinha as obras que você tem no mercado e também não tem como concertar seus erros com arrumadinhos como muitos acham que é possível. É preciso, reunir provas, documentos.

Isso não acontece só com pequenos autores, é mais frequente com os que mais tocam, entres os considerados grandes autores. Tocam muito, erros também são proporcionais. Isso pode ser considerado humano, o caminho é a organização junto a associação de direito autoral. Simples assim...

Isso um processo normal, que o profissional precisa aprender a lidar para está sempre em dia....

Uma muito interessante, isso não acontece só com autores brasileiros, o sistema ta cheio de autores estrangeiros que precisam junto as organizações de competência do direito autoral de seus países,colocar em dia também suas obras.  Há muita obra de estrangeiros pendentes no sistema do Brasil.

O direito autoral em outros países, não é muito diferente do Brasil, existe entre os países parcerias, alianças, acordos no sistema de arrecadação. 
O Ecad, está qualificado para tal trabalho, fazendo assim também esta coleta  e depois repassando para o países de origem daquela obra onde os autores vão receber o que lhes é de direito.

Bem, esta é uma forma mais simples, objetiva de falar sobre créditos retido.

Espero ter ajudado...
Gil
Gil Assessoria Musical