Translate

#SUSTENTABILIDADE

ESTE ESPAÇO É UMA CONTRIBUIÇÃO AS NECESSIDADES DO PLANETA – NOSSA FORMA DE VER OS FATOS - MATÉRIAS  QUE CONSIDERAMOS RELEVANTES.

QUE TODOS POSSAM ENTENDER A NECESSIDADE DE PLANTAMOS ÁRVORES, MANTER OS RIOS, NASCENTES DE ÁGUAS LIMPAS.
O ESPAÇO EM QUE VIVEMOS, SEJA ELE A NOSSA CASA, NOSSA RUA, NOSSA CIDADE, CONCIENTIZANDO ASSIM TODOS PARA UM MUNDO MELHOR...

CONFIRA O QUE ACONTECE AOS SEU REDOR!
Plant a tree in your garden ... Plant a fruit tree ...

_________________________________________________________________________________

VEJAM ESTA ATITUDE DA SUÍÇA ABAIXO - ESTE É O LINK 
https://awebic.com/cultura/tchau-jardim-ola-horta-comunitaria-veja-como-um-bairro-suico-esta-revolucionando-a-troca-de-comida/
O movimento sustentável não é recente, mas ainda vivemos em uma sociedade essencialmente consumista que não se preocupa com o amanhã.
Por isso nos chama atenção quando vemos o caso de um bairro de Genebra, Suíça.
Os moradores da Avenida Crozet podem colher alimentos frescos e orgânicos direto dos jardins da sua casa e do vizinho.

É ISSO MESMO: CADA FAMÍLIA PLANTA UM ALIMENTO E COMPARTILHA COM AS OUTRAS

Além dos méritos de união comunitária, cada família pode usufruir de comida de verdadeproduzida na própria vizinhança. Isso não é demais?
O ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand fotografou uma bela imagem dessas hortas urbanas na região suíça — mostrada acima. Além da beleza estética — que não fica muito atrás de jardins — a imagem também serve de inspiração para outras comunidades se unirem para fazerem o mesmo.
Embora a ideia seja revolucionária aos nossos olhos, que consumimos tanto agrotóxicos, ela não é nova. As hortas urbanas começaram a ganhar força na Europa durante o século 19 com os esforços do físico Moritz Schreber.
O alemão propagava a ideia de que as cidades deveriam ter mais áreas verdes para o lazer das famílias. Aos poucos, as pessoas começaram a utilizar o quintal de suas casas para cultivar seus próprios alimentos.
awebic-horta-comunitaria-2

ALEMANHA, RÚSSIA E SUÍÇA JÁ ESTÃO NESSA

Yann estima que o bairro da Avenida Crozet em Genebra seja apenas uma parte dos 50 mil hectares de hortas urbanas cultivadas no país. Na Rússia, mais de 72% das famíliasque moram em áreas urbanas plantam parte de seus alimentos em seu próprio jardim. Somente em Berlim, na Alemanha, a estimativa é de que haja 80 mil “fazendeiros” urbanos.

O MOVIMENTO TEM NOME: FOODSCAPING

Foodscaping é o nome adotado por alguns, mas você também pode encontrar lugares falando de paisagismo comestível ou ainda agricultura de jardim. Com alimentos cada vez mais caros e opções insalubres, a prática tem se popularizado.
awebic-horta-comunitaria-3
No fundo, é mais um jeito elegante de tratar a hortinha que nossas avós sempre cultivaram. Agora é preciso popularizar a ideia de trocar alimentos da horta com os vizinhos. ;-)
Você pode dar uma espiada na Avenida Crozet e ter uma ideia como as hortas comunitárias se parecem vistas de cima através deste link do Google Maps.
O QUE VOCÊ ACHA DA IDEIA?
Se a iniciativa te agrada de alguma forma, não hesite em deixar seu comentário. Compartilhe a ideia com seus amigos.
[Atualização] A leitora Denise Nopper, que mora em Genebra há 25 anos, nos mandou um e-mail esclarecendo como funciona as hortas comunitárias da Avenue de Crozet. Segundo ela são terrenos alugados a pessoas que se comprometem a cultiva-los. A oferta é muito menor do que a demanda por esses terrenos, sendo que a lista de espera pode demorar dois anos. Denise é pontual: as hortas são individuais e ninguém colhe o que quiser, quando quiser. Cada um planta sua horta e colhe o que plantou.
_______________________________________________________________________________________

PLANETA ÁGUA *** RESERVATÓRIOS PESSOAIS *** GUARDE SUA ÁGUA...

Há muitas previsões nada boas para o planeta, quanto aos reservatórios de água na terra, também, há muitas evidências do que pode causar tantos danos principalmente no que se refere a ausência de água limpa para consumo. Os poluentes é maior causa, a contaminação dos rios, mares, lagos, etc.

É tão evidente, que nos foi presenteado um planeta, uma terra repleta e completa, perfeita de bens para o nosso sustento e o homem por mera ignorância vem destruindo. Quanta maldade, com um presente perfeito e lindo. Jogam lixos até no espaço, contam as notícias. É preciso pensar na forma correta dos descartes de todo poluente, o reaproveitamento não seria a forma mais legal?  Até por questão de espaço mesmo... Isso tem se falado, executar é o complicado

Vou com isso sugerir a todos,  donos de casa a construir cisternas em suas residências para água de chuvas, isso poderá vir minimizar impactos nos reservatórios públicos. Bem, se os governos pedem para economizar água, possivelmente isso seja uma boa. Imaginem no planeta em todo globo, todos economizando desta forma. Pondere, e se achar proveitoso faz, por um bom período do ano o consumo poderá ser do seu reservatório,  e quem sabe até economicamente saudável.

Os governos também, precisam trabalhar corretamente, limpando os reservatórios, a maioria devem está assoreados, isso se conclui pelo tempo que secam, muito rápido que a água some,  entupidos de lama. Não tem feito a parte deles e cobram contas exorbitantes do povo sem fornecimento adequado.

Desta forma, as cisternas seria a alternativa ???  Reservatórios em toda casa em períodos do ano, se gastará bem menos dos reservatórios da natureza e dos reservatórios públicos. Isso sempre foi comum em áreas rurais e porque não ser da cidade. Aproveite seu espaço de casa com uma coisa útil, guardando o bem mais precioso da terra.

Guarde água... Sua água cai do céu...
Gil 

_________________________________________________________
Tudo de BOM - o que há anos venho postando aqui - NOSSA que coisa LINDA, na sua casa cabe uma planta, plante... ...http://conexaoplaneta.com.br/blog/juntos-moradores-prefeitura-e-empresas-plantam-um-milhao-de-arvores-em-nova-york/

O que é ZICA ou seja o vírus zica?

Seria muita pretensão de minha parte falar de tal problema, não tenho formação nenhuma em saúde mas, há quantos anos existe este mosquito que a ele é atribuído tal feito, milhões...sei lá... 

É evidente que se  vindo deste animalzinho é mais que preciso, necessário manter nossas casas bem limpas, água parada nem pensar...A não ser em vasilhames bem vedados, bem fechados, sem vacilar é preciso combater este mosquito, Aedes aegypti.
Agora como:  quando temos por todos os lugares esgotos a céu aberto e e córregos  sujos em todas as cidades. Complicado demais!! a população precisa se virar, pensar em alternativas com urgência...

Porém, é bom pensarmos um pouquinho e lembrar que se  este mosquito é realmente responsável pelos casos da micro-cefalia - não estaria o planeta lotado de pessoas assim. Já que o mosquito existe há milhões de anos...

Acho que a turma da saúde tem uma tarefa grande pela frente além de mandar o povo cuidar em deixar tudo bem limpo, descobrir o que é esta zika, que dói tanto, dói demais, onde tem osso dói.

Encontrei este anúncio na net: http://jornaldebrasilia.com.br/noticias/mundo/666058/por-causa-de-zika-cientistas-pedem-cancelamento-dos-jogos-olimpicos-no-brasil/ -

____________________________________________________________

Por causa de zika, cientistas pedem cancelamento dos Jogos Olímpicos no Brasil

Caso seja verdade, não seria de tudo mau, precisamos desejar bem a humanidade pois, só quem passa por ela sabe as dores que tem e o pior é que os sintomas ficam voltando, não sara com facilidade não...É cruel, conheço muitas pessoas com esta coisa e há tempos que não sara, não sai as dores do corpo. Estão dizendo que sai, mas nem todos ficam bons de verdade.
O Brasil está ficando cheio de estrangeiros, estão vindo buscar ziKa ou trazer ...

http://www.saudecuriosa.com.br/cabo-verde-na-africa-confirma-7164-casos-de-zika-e-nenhum-caso-de-microcefalia/
GENTE,  se isso é VERDADE -  quem está mentindo no Brasil???? 

Temos também esta novidade da Colômbia nosso vizinho  http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2016-02-07/colombia-tem-mais-tres-mil-gravidas-infectadas-com-o-zika-virus.html

Colômbia tem mais de 3 mil grávidas infectadas com zika e o mais interessante não existe casos de micro-cefalia.

Outros sites conceituados trazem a mesma notícia sobre este fato da Colômbia.

Mais uma vez existe no Brasil algo mais que o mosquitinho.


O governo está pedindo, para que todos os brasileiros mantenham suas casas bem limpas para que não haja proliferação do mosquito. Agora quem vai tapar, limpar, os milhares de esgotos que existem a céu aberto em todas as cidades do país, porque não existe saneamento básico. As casas do Brasil são limpas, o serviço público não tem sido, falta tudo em todo país no que se trata de assistência a quem paga para ter. Até as básicas galerias que são fundamentais em uma cidade.

GENTE, não deixem o mosquito se alastrar, por via da dúvida é bom se cuidar...
Não esquecer de clamar pela misericórdia de Deus, Isso sim faz todo efeito, pois Ele, nos permite provas, mas na hora certa também nos dá o livramento. Ele não falha!!!

Gil 

_____________________________________________________________


CRAVO DE DEFUNTO
Preciso lembrar a vocês do quem tem acontecido no país, no Brasil - um surto de gigante de um de uma doença parecida com dengue e os médicos nem sabem o que é.... 
É BOM plantar ao redor das casas o Cravo de defunto - flor que por ter um cheiro forte -  muitos deixaram de cultivar não sei o motivo, pois tudo da natureza foi Deus que fez...
Ela funciona na lavoura contra insetos e moscas - Em outros países ela é fruto de estudo - Já que o governo não faz nada pelo povo, é preciso recorrer a natureza. 
SE alguém aeee tem em casa espalha pela terra - abençoa o povo....

ELE É UM REPELENTE NATURAL...
 TER AO REDOR DE CASA ESPANTA OS MOSQUITOS. PENSE NISSO...

____________________________________________________________________




________________________________________________________

Como fazer um aquecedor solar caseiro de garrafa PET?  http://www.pensamentoverde.com.br/dicas/aquecedor-solar-caseiro-garrafa-pet/


A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa, pois não polui o meio ambiente. Apesar de trazer benefícios tanto para a natureza quanto para seu bolso, ela ainda é pouco explorada por conta do alto custo de implantação.
Porém, você pode arregaçar as mangas e aprender a como fazer um aquecedor solar caseiro e garantir água quente no chuveiro com custo baixo. Para isso, garrafas PET entram em cena e substituem as placas fotovoltaicas, painéis que geralmente são instalados no telhado de casas e edifícios.
O aquecedor solar de garrafa PET foi desenvolvido pelo aposentado catarinense José Alcino Alano e a ideia ganhou um prêmio de Ecologia em 2004.
Materiais
• 60 garrafas PET transparentes de 2 litros;
• 50 embalagens vazias longa vida de 1 litro;
• 11 m de canos de PVC de 20 mm e 1/2 polegada;
• 20 conexões T em PVC de 20 mm e 1/2 polegada;
• 1 fita de autofusão ou borracha de câmara de ar;
• 1 litro de tinta fosca preta;
• 1 luva;
• 1 estilete;
• 1 cano de PVC de 100 mm com 70 cm de comprimento para molde do corte das garrafas PET;
• 1 martelo de borracha;
• 1 lixa d’água n°100;
• 1 cola para tubos de PVC;
• 1 arco de serra;
• 1 tábua de madeira com no mínimo 120 mm de comprimento;
• 5 pregos;
• 1 ripa pequena com aproximadamente 15 cm de comprimento;
• 1 fita crepe com largura de 19 mm;
FONTE:  http://www.pensamentoverde.com.br/dicas/aquecedor-solar-caseiro-garrafa-pet/

______________________________________________________________

TERRA Nosso JARDIM...

Plante uma árvore!! faça sua parte...Já imaginou se os mais de sete bilhões de habitantes do planeta plantar-se uma ...  O universo seria outro... Pense nisso!!!

ACRESCENTANDO:  Vejo artistas, músicos, cantores como grandes formadores de opinião...
Se em cima dos palcos da terra, pararem por um minuto e induzirem, incentivarem as pessoas a plantarem uma árvore...
GENTE...
A terra vai ficar linda...
Esperar por acordos dos governos, que só fazem quando lhes é conveniente, é complicado e demorado...

Aproveite o tema e faça uma canção...Música cabe em tudo...A vida é música...
Gil 

Nenhum comentário: