Translate

novembro 18, 2020

O BÁSICO PARA VENDER MÚSICA NAS PLATAFORMAS DIGITAIS.

Tudo para gravar permanece igual.  A diferença agora é que para vender é preciso hospedar em plataformas e elas pedem o ISRC de tudo que se grava. 

O autor, o cantor, que grava independente são donos de seus fonogramas, portanto terceiros não devem emitir e sim o artista que financia seu próprio trabalho.

 Tenha muita atenção, muito cuidado com isso e não permita que terceiros faça isso em seu lugar, caso isso aconteça seu trabalho por lei pertence a ele e não você, mesmo tendo você financiado todas as despesas. 

Na verdade se isso acontece por sua inocência, considero má fé por parte de que emite esse documento em seu benefício. O correto é que todo autor e todo cantor se cadastre como produtor fonográfico em uma associação e passe a emitir todos os seus ISRC.

Para efeito de hospedagem da música nas plataformas. O ISRC e indispensável.

ISRC - International Standard Recording Code ou Código Internacional de Normatização de Gravações.

PERGUNTA FREQUENTE:  o ISRC de uma música serve para regravação, por outro interprete? a resposta é NÃO . Pois cada código é emitido com todos os profissionais, imaginem outro interprete. Toda vez que um canção é regravada é necessário a emissão de um novo ISRC mesmo que, a canção seja a mesma, repito o interprete é outro, os músicos e assim por diante....

RESUMINDO: o ISRC é gerado a partir da ficha técnica de cada música.

VAMOS EMITIR O ISRC DE TUDO QUE VOCÊ GRAVOU NA VIDA... 

Posso te ajudar...???


Gilza Barbosa

Gil Assessoria Musical 

 


outubro 06, 2020

Tadinho de Mim - Renan & Fabian Feat Jefferson & Pricilla - NORDESTE Canta Gospel

Renan & Fabian canta com Jefferson & Pricilla 
Vamos ouvir para conferir a beleza da obra. Um trabalho com excelência.

TADINHO DE MIM - é uma canção que retrata a situação da humanidade sem Jesus.



Gilza Barbosa

Gil Assessoria Musical 

setembro 24, 2020

MAIS DE 50% DAS RÁDIOS DO BRASIL SÃO INADIMPLENTES

Confiram onde tocam suas canções - caso sejam executadas nestas rádios abaixo relacionadas- raramente um dia terão o direito autoral.

Olho aberto, atento para com os amigos que pegam seu dinheiro dizendo que vai tocar sua música, executar sua obra em rádios mais nunca arrecadam o que a LDA lhe assegura.

Fique atento, afinal, é seu trabalho sua obra sendo usada sem o mínimo de remuneração.Tais festeiros precisam pensar em um modo diferente de fazer festa, rádios sem música, festa muda.

Música tem dono, usa quem é decente, quem paga, quem remunera.

É bom lembrar, que milhões dos nossos autores vivem em outras atividades por não conseguir viver de música e este é um dos motivos, a inadimplência destes usuários. É muito sério, estão tirando o pão de muitas famílias.

Lembrando que a cadeia envolve a muitos profissionais como: compositores, intérpretes, editoras, gravadoras e demais profissionais da música.

A esperança, não para, tudo continua igual, sabe-se que a maioria ainda não percebe direitos pelo seu trabalho, mais para isso é preciso continuar, batalhar a fim de alcançar o tão almejado espaço no que você mais gosta de fazer.

Vejam neste link as rádios inadimplentes do país.

RÁDIOS -

http://www.ubc.org.br/anexos/publicacoes/arquivos_noticias/arr_sede_radio_clientes_panorama_radio_uf_inad_10_18_v2.pdf


Gilza Barbosa

Gil Assessoria Musical 


setembro 18, 2020

Aurelina Dourado | A Vitória Chegou - COMPOSIÇÃO: Luis Felipe.

Essa canção tem tocado em todos os recantos do país. 
Já gravada por diversos cantores independentes.
É uma festa na alma , dá alento e esperança para quem escuta.
Composição do: Luis Felipe.

Vamos ouvir!


Precisando de canções, fala com a gente...

Nada mudou, não existe ambiente sem música. Vamos gravar...
A crise não pode te vencer, não pare, não desista de lutar.


Gilza Barbosa

Gil Assessoria Musical 

julho 02, 2020

PANDEMIA E DEPRESSÃO - NO MEIO CULTURAL


Complicado, se o mercado palpável está sofrendo uma crise gigante com o corona vírus imaginem o mercado musical. Os eventos, shows cancelados e profissionais desta área sem remuneração.
Pior ainda, os pequenos que ainda não se adequaram com as mídia digitais, que vivem de vender seu CD de porta em porta, cada dia essa parcela que vive da música independente têm sofrido horrores. Esses em sua maioria estão inseridos naqueles que atendo, os rendimentos estão a zero. No Brasil, somos milhões neste patamar.
Confesso tá difícil, não consigo colocar em dia meus trabalhos e o atendimento fica meio deficiente diante de tanta dificuldade, isso nos dá tristeza. Só um milagre, confiando em Deus, vamos voltar e continuar nossa jornada.
Todas as áreas estão sofrendo um grande impacto financeiro e isso cria espaço para um emocional difícil.
Se você é autor aproveita este momento para compor, são nos momentos difíceis que nascem as melhores canções.
O governo acaba de aprovar Projeto de lei nº 1075, de 2020 denominada Lei Aldir Blanc, no dia 4 de maio e a sanção do presidente se deu agora dia 29 de maio de 2020.
Essa lei dará três bilhões de auxílio emergencial destinado ao setor cultura. Agora questiono, quando teríamos um centavo deste valor não creio, são milhões de profissionais espalhados pelo país.  Nos projetos que participei, da área pública a contemplação nunca chegou a mim e a milhares de nossos colegas. Ficamos incrédulos, com todos os trabalhos públicos desta área. Acho até que o governo atual tem boa vontade. Porém, dentro da instituição de cultura tem profissionais antigos, viciados nos impropérios dos governos anteriores, precisariam ser trocados para quem sabe um dia todos serem contemplados. Bem, isso é minha conclusão pelos fatos ocorridos no país em todos os tempos.
Lembrando que: O setor cultural é no país e no mundo um búfalo gigante e fica desta forma, difícil de atender as necessidades da área, do setor, de todos que vivem ou desejam viver de música e outros.
Seria bom por demais, sermos alcançados, creio que todos estamos cheio de dívidas e é justamente isso o que mais nos entristece.
Bem, este é o texto depois de tanto tempo, oremos ao Senhor, para esta pandemia vá embora e voltemos a ter o ânimo de antes.




Gilza Barbosa

Gil Assessoria Musical 

janeiro 29, 2020

RESILIÊNCIA - #NegãoAbençoado

NOVA MÚSICA DO MARCO ANTÔNIO.
Gravada em ZielMaster  - Recife - PE


Vale a pena conferir!!!

O Senhor conhece a história de todos e podemos admitir que o dom deste é dado por quem tem poder para isso...

Aproveite, bela música...

Gil

Gil Assessoria Musical 


dezembro 02, 2019

Plataformas Digitais - Streaming


Todos sabem, que a indústria fonográfica, o mercado da música mudou há tempos. Que os profissionais, vivem bem mais nas plataformas digitais e no momento não temos um retorno tão cedo, isso não impede que tenhamos nossas obras físicas. 

Alguns artistas, já investem no elegante vinil e a indústria de vitrolas já visa esta fatia do mercado, mesmo que ainda bem tímida. Vamos ver o que acontece nos anos vindouros com a resistência dos artistas e com a visão de mercado dos diversos lados do usuário.

Enquanto isso, todos precisamos nos adaptar sem demora a nova forma de venda e consumo de música. Isso porque milhares de autores e músicos no país continuam sem atentar para esta importante mudança. Infelizmente. Mais nunca é tarde. Vamos lá trabalhar... Isso envolve todo mercado, não só das grandes gravadoras mais também, o pequeno produtor independente.

É preciso sem demora, verificar documentação necessária de cada obra (música) para poder inserir nas plataformas digitais. Esse documento é o ISRC que nossos autores e cantores insistem em não emitir no momento em que gravam suas canções. Agora ou emite ou fica sem o retorno almejado. . Até porque as plataformas digitais do planeta exigem tal documentação.

Feito isso: agora seria hora de relacionar as plataformas que existem na terra – visitar seu site, conhecer suas normas e depois hospedar suas canções. Cada empresa de distribuição tem suas normas, seus valores, suas condições para atendimento do artista.

Impossível ignorar que as formas de consumo mudaram e que milhões de usuários estão lá nessas plataformas. A pessoa tem preferido ouvi em seus computadores e smartphone. Então, atente para seu novo percurso de trabalho.

Você, com certeza, já tem um grande publico em suas redes sociais – está na hora de levar esta turma para as plataformas onde você hospeda suas canções. Relacione as empresas de distribuição digital, do streaming e busque esse novo mercado, novo espaço para seus trabalhos.

Assim como na obra física, vai ser preciso malhar bastante...
Mas, como vencer a mudança sem tentar, sem batalhar...

Pense nisso...

Posso te ajudar?

Gil

Gil Assessoria Musical