Translate

abril 12, 2017

ESCOLHA - Autor Não é Boneco

Os autores não são apaixonados pelas associações de direito autoral e muitos menos pelo Ecad, quem pensa isso está redondamente enganado.
Gostam na verdade do seu dinheiro depositado em sua conta... O que é perfeitamente normal, sem o autor não existe tais instituições.
O que deve haver é respeito entre as partes, não devem também esquecer é: que o autor é o produto de toda esta gama de instituições...

Que escolha tem o autor no Brasil, além, do Ecad e de suas associações administradoras. NENHUM.
É um monopólio, eu os defendo pela estrutura de trabalho que foi elaborada, porém, não tem como equilibrar e deixa muito a desejar o fato de não existir concorrentes que possa fazer este mesmo trabalho e o autor possa escolher onde queira agregar-se.
A única escolha que ele tem é a de cobrar por conta e a outra é de escolher a associação para se filiar.

No Brasil, as instituições arrotam riquezas enquanto que o autor e os demais profissionais chupam o dedo.
É muita burocracia para se preencher um formulário, uma declaração de obras, onde a própria lei diz que o autor registra se quiser.

O mais prudente e a única forma do autor está mais confortado e pedir mensalmente a sua associação a relação do seu crédito retido, para corrigir os possíveis problemas de variações que suas obras têm sofrido no mercado.

Sabendo ele que as associações e o Ecad não fazem isso de graça para ele e sim porque deve a ele sua existência, é ele o produto principal de tudo que solfeja música.
O autor precisa saber disso sempre.
É sempre muito bom continuar com respeito mútuo sem complicar, simplificando, um dia o autor acorda...

Autor não é boneco não...

Gil

Gil Assessoria Musical 

Nenhum comentário: