Translate

novembro 18, 2013

PEC DA MÚSICA

PEC  DA  MÚSICA  chamada de:

Acrescenta a alínea e ao inciso VI do art. 150 da Constituição Federal, instituindo imunidade tributária sobre os fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham.

Fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham, salvo na etapa de replicação industrial de mídias ópticas de leitura a laser.
Assim como existem deficiências de informação para os artistas em direito autoral, eles também não entendem os benefícios que podem trazer a PEC da Música.

Não sou especializada na área tributária, apesar da formação contábil.

Simplificando,entendi que: esta nova lei isentará o mercado fonográfico dos impostos que lhes são imputados, e uma vez equacionados, devem ser   repassados para que chegue ao consumidor final.  

Isso vem dá uma injeção de ânimo no mercado fonográfico, nas gravadoras, distribuidoras e artistas em geral que vive de música,  com a isenção deve chegar  no consumidor final com uma redução de  25 a 45% . . Isso se somando todos os impostos...Bem, esperamos assim...


Isso não significa que serão ressarcidos dos prejuízos incalculáveis de anos...

Mas, alimenta a expectativa dos profissionais e também alegra o coração, dando um alento, uma esperança  aos que vivem de arte musical.

Os artistas, gravadoras, produtores em geral e o povo brasileiro são seriamente prejudicados com tudo isso, cultura sem apoio e sem projetos objetivos que estejam ao alcance de todos, isso falta em nosso país.

Portanto,  esta isenção ainda é muito pouco para a classe, diante da dimensão de artistas que existem no Brasil, que são milhares...Eu diria até que milhões...Não existe uma estatística executada nesta área.

A música é uma arte que está na vida de todos e deve ser vista como algo primordial tanto para os que compram, como para os que a produzem.

Com o  imposto zero. Torcer, para vermos  o Brasil consumir bem...ARTE merecida e bela...

Gilza Barbosa
Gil Assessoria Musical  & Marketing




Nenhum comentário: