Translate

julho 17, 2016

ISRC - MAIS UMA VEZ... #ISRC

O ISRCInternational Standard Recording Code ou Código Internacional de Normatização de Gravações.

É um documento de suma importância emitido pelo produtor fonográfico logo que uma canção é produzida, elaborada para entrar no CD, na mídia  e por consequência para comercialização e execução da obra no mercado.

Este documento é um código que compreende, que cita, os dados dos profissionais envolvidos, o produtor, os músicos, interprete, o país de origem mais o ano de sua elaboração.

PERGUNTA FREQUENTE:  o ISRC de uma música serve para regravação, por outro interprete? a resposta é NÃO . Pois cada código é emitido com todos os profissionais, imaginem outro interprete. Toda vez que um canção é regravada é necessário a emissão de um novo ISRC mesmo que, a canção seja a mesma, repito o interprete é outro, os músicos e assim por diante....
RESUMINDO: o ISRC é gerado a partir da ficha técnica.

Este código, vem facilitar bastante a arrecadação do direito autoral  pelo ECAD, para os profissionais que executaram seu trabalho em estúdio.
Embora, não se leve em conta ele também é elaborado para ajuda no combate a pirataria. Tomara que isso um dia funcione de verdade. E outros benefícios mais...
Visite o site do ECAD - ele está postado nesta página, é o único orgão do Brasil que faz arrecadação do direito autoral. Eu considero, o único até o momento que defende o autor. Muitos criticam, mais não somam, não acrescentam  nada que possa oferecer melhoras a esta conquista.

SEJA membro de uma associação de direito autoral e leve seus colegas a serem também...
Creio que, por falta de informação no Brasil, mais de noventa por cento das produções de CDs não emitem o  ISRC, isso não significa que eles não tem o mesmo valor no mercado mas, dificulta o trabalho de identificação dos meios de comunicação, na execução da mídia.
Isso significa, que temos muito o que aprender e difundir para que todos possam mesmo conhecer o que mais valoriza e complementa seu trabalho.

Posso te ajudar? 

Gil

Nenhum comentário: